Dicas para um pudim perfeito

Que a maioria das pessoas gostam de pudim, nós já sabemos.

Mas e os segredos para ter um pudim perfeito, você sabe?

Nesse post , trago alguns truques básicos a serem seguidos na hora do preparo do pudim, garantindo um resultado perfeito para essa sobremesa.

Dicas para um pudim perfeito

Começando pelo preparo: para evitar que o pudim fique com cheiro de ovo, peneire as gemas antes. Gosta de pudim com furinhos? Então é preciso incorporar ar à massa. Bata bem a mistura no liquidificador e asse em forno a 220ºC com a água do banho-maria quente. Agora, prefere o pudim sem furinhos, com textura lisinha? É melhor misturar os ingredientes em uma tigela com um batedor de arame e assar em temperatura a 180°C com a água do banho-maria fria.

Para acertar na calda de açúcar, fique atento à sua coloração/temperatura. Atingiu os 145°C e está com a cor dourada, tipo guaraná, desligue o fogo. Veja aqui esse post onde explico como fazer a calda de açúcar para o pudim.

Levando para assar: cubra a forma com papel alumínio, assim você evita que uma crosta se forme no pudim. Outra coisa muito importante para o cozimento do pudim é o banho-maria, que garante a textura cremosa no final. Mantenha sempre 2/3 da forma com água e acompanhe durante o cozimento, se o nível de água baixar e secar muito, adicione mais água.

Para verificar se o pudim já está pronto e assado, espete-o com um palito, se sair limpo já está pronto. Você pode também, balançar levemente a forma, se o pudim estiver firme já está no ponto. Se pequenas ondas se formarem ao balançar, é preciso mais tempo de forno.

 

Agora que já sabe de todas as dicas, que tal preparar o seu pudim? Confere as receitas já disponíveis aqui no blog:

Pudim de leite condensado

Pudim de pão de mel

Pudim de doce de leite