Tipos de açúcar: mascavo, demerara, cristal e refinado

açúcar é um ingrediente sempre presente na cozinha. Responsável por adoçar e dar sabor ao prato, o açúcar tem um papel super importante nas receitas, mas requer alguns cuidados na hora da escolha.

Atualmente, encontramos uma grande variedade de tipos de açúcares disponíveis no mercado. Hoje, vou explicar as principais diferença entre alguns deles.

Tipos de açúcar

Tipos de açúcar: mascavo, demerara, cristal e refinado

  • Mascavo: considerado o açúcar mais “puro”. O açúcar mascavo é extraído através do caldo de cana e passa por menos etapas de processamento, por isso, sua cor é mais escura (amarronzada) e o sabor é mais acentuado para a cana. O açúcar mascavo é considerado uns dos mais saudáveis, pois nele são preservados o cálcio, o ferro e sais minerais. Pode ser usado no preparo de bolos, doces, biscoitos ou até como açúcar de mesa.
  • Demerara:açúcar demerara se difere pela sua coloração marrom clara e cristais grandes. Durante a sua produção, não passa por grandes processos de refinamento, preservando assim boa parte dos nutrientes. Uma ótima alternativa ao açúcar cristal, sendo considerada mais saudável que o mesmo. Pode ser utilizado normalmente em receitas como bolos, tortas, panquecas ou até mesmo como açúcar de mesa.
  • Cristal: muito comum e presente dos lares brasileiros, o açúcar cristal é caracterizado pela sua transparência e forma de cristais grandes. O açúcar cristal também passa por processo de refinamento, podendo perder cerca de até 90% das vitaminas no processo, sendo pobre em nutrientes.
  • Refinado: o açúcar refinado é a variedade que mais passa por tratamento químico. Para chegar no resultado final de coloração branca e grãos super finos, o açúcar recebe aditivos químicos em seu processo produtivo. É considerado o açúcar menos saudável entre todos os citados. Se possível, é melhor evitar o consumo desse açúcar e buscar substituições por açúcares que não passam por todo esse processo de refinamento, sendo mais saudáveis e possuindo maior percentual de nutrientes.

 

 

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