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Como preparar proteína de soja

como preparar proteína de soja

A proteína texturizada de soja (PTS) ou popularmente conhecida como carne de soja é uma opção saudável para substituir a carne. Atualmente a proteína de soja é fácil de ser encontrada a preços bem acessíveis no supermercado e em lojas especializadas em produtos naturais.

Há quem não gosta da proteína de soja, outros gostam bastante mas não sabem ao certo como preparar corretamente e acabam obtendo um resultado insatisfatório. O segredo do preparo está na hidratação, e nesse post explico certinho como preparar a proteína de soja.

  1. Coloque a proteína de soja em um bowl grande e cubra com água quente – para cada xícara de PTS, use 2 xícaras (chá) de água
  2. Adicione 1/2 limão espremido e misture com uma colher
  3. Deixe a PTS de molho por aproximadamente 20 minutos (a proteína de soja após hidratada dobra de peso e praticamente triplica de tamanho)
  4. Após o tempo de hidratação, escorra a proteína de soja em uma peneira e passe em água fria até que a água saia mais clara
  5. Esprema muito bem a proteína de soja com as mãos ou utilize um espremedor de batatas para retirar todo o excesso de água. Assim você garante que os temperos serão bem absorvidos
  6. Refogue a cebola e o alho no azeite ou óleo, em seguida adicione a proteína de soja e refogue por mais um minuto. Adicione água suficiente para cobrir parte da proteína
  7. TEMPERO! Esse é o segredo, use e abuse dos temperinhos
  8. Abaixe o fogo e deixe a PTS refogar até a água secar

Você pode usar como tempero:

  • sal
  • páprica doce ou picante
  • louro em pó (ou em folha)
  • orégano
  • chimichurri
  • pimenta do reino
  • salsinha desidratada ou fresca

 

6 Comentários


    1. // Responder

      Também gosto bastante Inês. 🙂 Grande beijo!


    2. // Responder

      Atenção!
      CURIOSIDADE:
      Pq escorrer a carne de soja? Eu fazia sem escorrer! É errado? Não perde a proteína?
      Me esclareça por favor?
      Obrigada


      1. // Responder

        Oi Hilma!
        Na verdade, escorrer a água ajuda a tirar o gosto forte que a PTS tem. Se você busca mais fontes de proteína pode recorrer também à lentilha, o grão de bico, a própria soja em grão e não somente à proteína texturizada de soja. 🙂

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