by

Torta banoffee (banoffee pie)

torta banoffee (banoffee pie)

torta banoffee (banoffee pie)

torta banoffee (banoffee pie)

torta banoffee (banoffee pie)

torta banoffee (banoffee pie)

torta banoffee (banoffee pie)

Se você já conhece a torta banoffee (banoffee pie), sabe o quanto essa típica sobremesa inglesa é boa. O nome banoffee é originado da combinação das palavras banana + toffee (um tipo caramelo, no Brasil adaptado para o doce de leite), que são os ingredientes de destaque na receita.

É uma torta maravilhosa, bem docinha, perfeita para ocasiões especiais em que se quer agradar as visitas pelo “estômago”. 🙂

O preparo, além de simples, não leva muitos ingredientes, o que torna a banoffee mais atraente ainda! É sucesso na certa, principalmente para os formigas de plantão.

INGREDIENTES

MASSA

  • 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal derretida – 100 g
  • 2 “tubos” Bolacha Maria triturada no liquidificador – 280 g

RECHEIO

  • 5 bananas cortadas em rodelas (usei banana prata)
  • 400 g de doce de leite em pasta (usei o doce de leite Viçosa)
  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar refinado – 24 g
  • canela em pó para polvilhar
  • suco de 1 limão

MODO DE PREPARO

MASSA

Em uma tigela, junte a manteiga derretida com o biscoito triturado e misture com as mãos até obter uma farofa úmida. Forre toda a base e um pouco da lateral de uma forma com fundo falso (usei uma forma redonda de 25 cm de diâmetro). Leve para assar em forno pre aquecido à 180º C por 10 a 15 minutos ou até que a massa esteja levemente dourada. Retire do forno e reserve.

MONTAGEM E RECHEIO

Coloque as bananas em uma tigela grande e adicione o suco de limão. Isso vai ajudar a cortar um pouco do doce e também evitar que a banana fique escura.

Para o chantilly, bata na batedeira o creme de leite fresco com o açúcar até obter o ponto de chantilly. (Cuidado para não bater demais e conseguir o resultado de manteiga).

Após levar a massa ao forno, comece a montagem da torta.

Primeiro, coloque todo o doce de leite na superfície da torta, espalhando com o auxílio de uma colher. Em seguida, adicione as bananas picadinhas e preencha toda a forma. Finalize cobrindo com o chantilly batido, decore como preferir e finalize polvilhando a canela em pó.

Leve à geladeira até a hora de servir.

Deixe seu comentário