by

Hambúrguer de feijão

hambúrguer de feijão

hambúrguer de feijão

hambúrguer de feijão

hambúrguer de feijão

Como uma alternativa aos hambúrgueres convencionais, encontramos diversas opções mega saborosas e práticas. O hambúrguer de feijão é uma delas, além de ser super em conta (por levar ingredientes acessíveis) é repleto de nutrientes.

Você pode fazer vários hambúrgueres, congelar e ir consumindo aos poucos. Eles podem ser preparados para um lanche ou servidos acompanhando uma salada.

Essa receita, por levar a farinha de aveia, não tem glúten. Mas caso queira, pode substituir pela farinha de trigo sem problemas! 🙂

Se você busca receitas nutritivas, fáceis e saborosas para o seu dia a dia, o hambúrguer de feijão é uma ótima sugestão.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de feijão – 300 g (usei um feijão vermelho, conhecido como “sangue de tatu”)
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de aveia – 45 g
  • 1/2 cebola média picadinha
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1 colher (sopa) de cebolinha picadinha
  • 1 colher (sopa) de salsinha picadinha
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco – 30 ml

MODO DE PREPARO

Cozinhe o feijão como de costume e escorra toda a água. Transfira o feijão para uma tigela e amasse com um garfo. Não é necessário amassar todos os grãos de feijão, é interessante deixar alguns grãos quase que por inteiros, pois dão uma textura especial ao hambúrguer.

Em uma panela, refogue a cebola no óleo de coco até dourar. Adicione o feijão e misture à cebola. Adicione o sal e a pimenta do reino e mexa até que a mistura esteja mais consistente. Desligue o fogo e reserve por alguns minutos apenas para que a massa amorne.

Transfira a mistura da panela para uma tigela grande e adicione a farinha de aveia, a salsinha e a cebolinha e misture a massa com as mãos. Se necessário, unte as mãos com um pouco de óleo de coco (ou outro óleo vegetal). Molde os hambúrgueres do tamanho que preferir.

Se quiser os hambúrgueres fritos, leve-os à frigideira com um fio de óleo e frite os dois lados até que estejam dourados.

Se preferir assados, coloque-os em uma assadeira untada com óleo e leve-os para assar em forno preaquecido à 180º C por cerca de 15 a 20 minutos, lembrando de vira-los na metade do tempo.

Obs: se não for consumir todos os hambúrgueres de uma só vez, coloque-os em saquinhos plásticos (ainda crus) e congele-os. Retire na hora de preparar, não é necessário tirar do congelador com antecedência. Essa receita rendeu 7 hambúrgueres iguais ao da foto.

 

2 Comentários


  1. // Responder

    Faz sim Raquel! Me conta depois o que achou 🙂

Deixe seu comentário