by

Diferenças: cacau em pó x chocolate em pó x achocolatado

Você já reparou alguma vez que a maioria das receitas que levam chocolate em pó/cacau em pó especificam o ingrediente com cuidado? Você sabe o por que dessa especificação?

O post de dicas de hoje vai esclarecer essa questão e mostrar as principais diferenças entre cacau em pó x chocolate em pó x achocolatado.

A partir de agora você saberá qual tipo usar em cada receita que for fazer, facilitando sua vida e te ajudando a escolher o tipo de chocolate mais adequado.

Diferenças: cacau em pó x chocolate em pó x achocolatado

Achocolatado: Possui em sua composição 70% de sacarose e 30% de chocolate em pó. Dependendo da marca, encontra-se o índice de açúcar em até 90%.

Chocolate em pó: A principal diferença do chocolate em pó para o achocolatado, é que, apesar de também conter açúcar e outros aromatizantes na composição, a quantidade de açúcar é menor e seu teor de cacau pode variar de 30 a 50%.

Cacau em pó: Não contém açúcar e sua textura é mais fina. Por ser puro, possui o sabor mais amargo e intenso. É o mais saudável dos três tipos citados.

Existem dois tipos de cacau: o cacau natural (foto), que é facilmente encontrado nos supermercados e em casas de produtos para confeitaria, e o cacau alcalino, também conhecido como dutch cocoa que possui uma coloração mais escura e o aroma mais intenso.

Recordando..

Não é recomendado o uso do achocolatado em suas receitas de bolos, cookies e sobremesas devido ao seu alto índice de açúcar e baixo nível de cacau, pois desequilibra o sabor final além de não ser nada saudável.

As receitas feitas com com cacau em pó têm sabor mais acentuado e a cor mais intensa. O chocolate em pó também pode ser utilizado nas receitas, mas será necessário observar a quantidade de açúcar na receita para conseguir um resultado equilibrado.

Dica: leia sempre o rótulo do produto. Se o açúcar for a primeira palavra que aparecer na embalagem, note que há uma grande quantidade de açúcar em sua composição.

 

 

 

 

 

 

2 Comentários


  1. // Responder

    Boa tarde Jéssica,
    Infelizmente os achocolatados são preparados com açúcar e algum, pouco cacau, absurdo não haver legislação…
    Abraço,
    Vânia


    1. // Responder

      Realmente Vânia, a quantidade de açúcar presente nos achocolatados é absurda! Melhor evitar. 🙂

Deixe seu comentário