by

Sequilhos de maizena (biscoito de maizena)

Sequilhos de maizena (biscoito de maizena)

Sequilhos de maizena (biscoito de maizena)

Sequilhos de maizena (biscoito de maizena)

Sequilhos de maizena (biscoito de maizena)

Sabe aqueles biscoitinhos caseiros, feitos sempre pela avó, mãe ou tia prendada? Daqueles biscoitinhos que, se colocados na mesa, acabam em questão de minutos?

Pois bem, já ensinei aqui como fazer os tão amados beliscões (goiabinha) e hoje trago outra delicia: sequilhos de maizena (biscoito de maizena). São aqueles biscoitinhos crocantes que você pode não dar nada para eles em um primeiro olhar, mas que são espetaculares e derretem na boca!

Antes de chegar nessa receita, havia testado outras, sem muito sucesso. Uma tinha muita manteiga, a outra vários ingredientes que fugiam da receita clássica, outra que, pelo descuido, saiu queimada. Hahaha 🙂

Mas essa receita aqui é perfeita e o sucesso é garantido! O resultado são biscoitinhos crocantes na medida (sem esfarelar) e ainda com aquele gostinho de infância.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras e 1/2 de amido de milho (maizena) – 250 g
  • 3/4 xícara (chá) – 1 colher (sopa) de açúcar refinado – 125 g
  • 1/4 xícara (chá) – 2 colheres (chá) de farinha de trigo – 25 g
  • 1/4 xícara (chá) + 1/2 colher (sopa) de manteiga – 56 g (temperatura ambiente)
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá)  de essência de baunilha – 5 ml

MODO DE PREPARO

Coloque em uma tigela grande o amido de milho, o açúcar e a farinha de trigo e misture com as mãos os ingredientes. Em seguida, adicione a manteiga e misture bem com as mãos envolvendo-a muito bem à massa.

Adicione um ovo por vez e misture. Transfira a massa para uma mesa/bancada e sove a massa por aproximadamente 5 minutos até obter uma massa bem lisa e firme.

Comece a modelar os biscoitinhos (fiz pequenas bolinhas e apertei com um garfo a superfície). Coloque-os em uma forma untada e enfarinha (ou com spray desmoldante) e leve para assar em forno preaquecido à 180º C  por cerca de 10 minutos ou até ficarem levemente dourados.

Assim que estiverem frios, guarde-os em potes herméticos por até uma semana.
Obs: essa receita rende cerca de 100 sequilhos.

 

Deixe seu comentário