Tipos diferentes de creme de leite

Tipos diferentes de creme de leite

Tipos diferentes de creme de leite
Alguma vez você foi fazer uma receita em que pedia o creme de leite em lata e viu que tinha somente o de caixinha na despensa? Ficou na dúvida se o resultado seria o mesmo? E quanto ao creme de leite fresco, já se perguntou onde pode usa-lo?

O post de hoje é para explicar as principais diferenças dos tipos diferentes de creme de leite que encontramos hoje no mercado.

Tipos diferentes de creme de leite

Creme de leite de caixinha: esse produto é facilmente encontrado no Brasil e possui cerca de 17 a 20% de gordura. É um creme em que o soro já vem misturado com o conteúdo e que não precisa ser armazenado na geladeira enquanto estiver fechado.

Ideal para ganaches, pudins, caldas, salgados e outras sobremesas. Não é indicado ferver junto à um elemento ácido, como o molho de tomate, pois ele tende à talhar.

Creme de leite de lata: também muito fácil de ser encontrado, o creme de leite de lata possui entre 20 a 25% de gordura. Possui as mesmas funcionalidades que o creme de leite de caixinha.

Sua principal diferença é que o soro vem separado do restante do produto, sendo possível retira-lo com facilidade. O ideal é não retirar o soro da lata. Ao abrir a lata, misture o soro ao creme antes de utilizar. Retire o soro somente se a receita pedir.

Creme de leite fresco: é um creme que possui maior percentual de gordura, variando entre 30 a 35%. Seu nome “fresco” pode enganar, pois é um produto que também passa pelo processo de pasteurização, tornando-o assim um creme não tão fresco.

É um produto que sempre precisa de refrigeração e não deverá ser guardado junto aos outros cremes de leite. É encontrado no setor de laticínios no supermercado.

Pode ser fervido que não irá talhar, devido ao percentual de gordura. E, pelo mesmo motivo, é o único creme de leite em que se pode usar para bater chantilly. Apenas tome cuidado, que se batido demais, ele vira manteiga.