by

Polenta assada

Polenta assada

Polenta assada

Polenta assada

Sou muito fã de polenta, seja ela cremosa ou mais firme, frita ou assada. Acho uma ótima opção de acompanhamento na refeição, podendo até estar presente no prato principal.

Hoje trago uma alternativa muito prática para a polenta do dia a dia: polenta assada.

A polenta é preparada de forma que fique mais firme para ser cortada em pequenos pedacinhos e levada ao forno. O resultado são pedacinhos de polenta crocantes por fora e macios por dentro. O detalhe especial vai para as ervas finas, que são colocadas durante o preparo da polenta, resultando em um acompanhamento saboroso e cheio de perfume, devido aos temperinhos.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de fubá mimoso
  • 4 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de ervas finas (ou somente orégano, alecrim ou sálvia, se preferir)
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal

MODO DE PREPARO

Em uma panela, misture todos os ingredientes exceto as ervas finas. Leve ao fogo médio até que a polenta esteja firme e desgrude do fundo da panela (cerca de 10 minutos). Desligue o fogo e adicione as ervas finas e misture novamente.

Transfira a polenta ainda quente para uma forma retangular média untada com azeite e espalhe a polenta por toda a forma e deixe esfriar para que ela fique bem firme (ao menos 40 minutos em temperatura ambiente ou uns 15 minutos na geladeira).

Após fria, corte a polenta como desejado (cortei em pequenos cubinhos), coloque em uma forma grande também untada com azeite e leve para assar em forno preaquecido à 200º C por cerca de 10 a 15 minutos ou até que os quadradinhos estejam dourados e com uma casquinha por fora.

Obs: essa receita rendeu cerca de 60 quadradinhos.

Deixe seu comentário