by

Broinhas de fubá

Broinhas de fubá

Broinhas de fubá

Broinhas de fubá

Broinhas de fubá

Mineira que sou adoro broinhas de fubá! Sempre que visito meus pais arrumo um jeito de dar um pulo na minha padaria favorita e logo comprar as tão sonhadas broinhas de fubá. Fofinhas e macias por dentro, fica praticamente impossível comer uma só.

E foi pensando nelas que fiquei na vontade de comer essas delícias. Mas estava longe da terrinha (e como não achei nenhum lugar digno até hoje por essas bandas), resolvi pesquisar e me arriscar a fazer as minhas próprias broinhas. E não é que deu certo?! 🙂 Já havia ouvido falar do quão fácil é fazer, mas fui ver realmente no dia em que resolvi testar por aqui. O melhor de tudo nessa aventura com broinhas é que mesmo que esteja longe de Minas, sei que consigo um pedacinho de casa por aqui.

Para essa receita não coloquei erva-doce, pois o marido não gosta. Mas vai por mim, a erva-doce dá um toque especial às broinhas, fica demais!

A receita é simples de ser feita, vamos lá?!

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de fubá – 260g
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de polvilho doce – 150g
  • 3 e 1/2 xícaras (chá) de leite – 700ml
  • 1/2 xícara (chá) de óleo – 100ml
  • 3/4 xícara (chá) de açúcar – 150g
  • 4 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó – 12g
  • 1 colher (chá) de erva-doce (opcional)
  • 1 pitada de sal
  • fubá para polvilhar

MODO DE PREPARO

Em uma panela grande coloque o leite, o óleo, o açúcar, o fubá, o polvilho, a erva-doce (caso queira) e o sal. Misture tudo em fogo baixo até que vire um angu bem consistente e que desgrude do fundo da panela. Desligue o fogo. Deixe o angu esfriar normalmente, em seguida, coloque a mistura na batedeira e adicione os ovos aos poucos misturando por completo. Por fim, adicione o fermento e misture até que esteja incorporado à massa.

Em uma xícara com fundo arredondado, coloque um pouco de fubá. Para modelar as bolinhas das broinhas, coloque cerca de uma colher de sobremesa da massa na xícara e faça movimentos circulares até que a massa esteja boleada. Transfira as bolinhas para uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com fubá e leve ao forno preaquecido a 250ºC por aproximadamente 40 minutos ou até que as broinhas fiquem douradas.

Obs: na hora de fazer o angu, a massa fica com alguns gruminhos, que sumirão conforme for misturando na panela e depois no processo da batedeira desaparecerão por completo.

Essa receita rendeu 40 broinhas de fubá.

 

Fonte: Fernando Couto

 

1 comentário


  1. // Responder

    Oi Jéssica,
    Hummm fiquei aqui com água na boca. Adorei essa receita e já quero testar. Amo essa sua terrinha e os sabores de lá!
    Bjs❤
    Abrir Janela

Deixe seu comentário