Como conservar verduras e legumes

Como conservar verduras e legumes

Em algum momento você chegou a perder verduras ou legumes da sua geladeira? Fez a feira completa e, por não usar todos os alimentos de uma só vez, eles acabaram estragando?

A dica de hoje é simples, porém, com essa técnica você evita o desperdício e conserva os alimentos para consumo futuro. O branqueamento consiste em passar os alimentos por um choque térmico antes de serem congelados.
Ele diminui a concentração microbiana e auxilia na conservação dos vegetais. O branqueamento também evita que os vegetais continuem cozinhando e fiquem moles demais.

Como fazer o branqueamento corretamente?

  • Escolha alimentos frescos e de boa qualidade
  • Deixe tudo pronto na cozinha para realizar o branqueamento: você vai precisar de água fervente e água bem gelada (de preferência, com gelo)
  • Higienize e corte os legumes e verduras
  • Para o branqueamento: coloque o vegetal em uma panela com água fervente, no tempo indicado na tabela abaixo. Retire da panela e transfira rapidamente para o recipiente com água com gelo e resfrie pelo mesmo espaço de tempo utilizado para escaldar. Assim, daremos um choque térmico nos legumes/verduras.
  • Seque o vegetal por completo e armazene em potinhos herméticos resistentes e que não soltem cheiro, ou em saquinhos tipo Zip Lock (retire o máximo de ar possível dos saquinhos).
  • Identifique com etiquetas datadas e leve ao freezer para congelar pelo tempo indicado na planilha abaixo.

tabela-branqueamento

Dica: para descongelar, transfira os legumes para a geladeira no dia anterior do uso.

 

Fonte: TuaSaude, Electrolux.