Receitas diversas, sabores caseiros.

Publicidade




Quibe Vegetariano

Compartilhar
Quibe Vegetariano http://homemadeflavors.com.br/2016/11/07/quibe-vegetariano/
Preparo
1h e 40 min
Rendimento
10 porções
Fotos

Há quem diga que uma refeição com um prato sem carne não é saboroso. Venho com esse post dizer que sim, é possível fazer uma refeição muito boa sem consumir proteína animal. Temos uma variedade gigantesca de ingredientes naturais disponíveis, basta abrir a mente e se permitir ao novo e conhecer as possibilidades que temos para elaborar um prato.

Pensando nisso, resolvi trazer ao blog outra nova série: #segundasemcarne.

Aderindo à campanha já existente, vou apresentar à vocês a cada duas segundas no mês pratos maravilhosos, saborosos e sem nenhuma carne.

Então vamos à receita de hoje? 🙂

Começamos com esse quibe vegetariano, divino! Para a base usamos berinjela, que maravilha! O resultado é simplesmente maravilhoso, você nem vai perceber que não tem carne no prato. Uma opção saudável e muito saborosa para o dia a dia.

 

Ingredientes

RECHEIO

  • 6 folhas de hortelã
  • 1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (220g)

QUIBE

  • 2 berinjelas – aproximadamente 500g
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de trigo para quibe – 180g
  • 1 cebola pequena picada – 100g
  • 1/2 colher (sopa) de sal
  • 1/2 colher (chá) de cominho
  • 1/4 colher (chá) de pimenta-síria
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 3 e 1/2 xícara (chá) de água quente – 700ml

 

Preparo

RECHEIO

  1. Pique a hortelã e misture com o creme de ricota, tempere com sal à gosto e reserve.

QUIBE

  1. Lave o trigo para quibe e escorra. Em uma tigela coloque o trigo junto à água já aquecida e deixe de molho por 30 minutos, coberto com filme plástico.
  2. Lave bem as berinjelas e faça furos em toda a superfície. Coloque em um recipiente grande e leve ao microondas por 16 minutos. Abra a cada 4 minutos para verificar se já estão cozidas (quando fiz, em 12 minutos já estava bom).
  3. Escorra toda a água do trigo, retirando todo o excesso de água com a ajuda de uma peneira.
  4. Abra as berinjelas e, com uma colher, retire toda a polpa. Transfira a polpa para o liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea.
  5. Em uma tigela grande, misture a berinjela, a cebola, o trigo, o sal, o cominho e a pimenta-síria. Mexa todos os ingredientes com as mãos até que todos estejam muito bem envolvidos.

MONTAGEM

  1. Unte a forma com metade do azeite (uma colher de sopa). Coloque metade da massa e alinhe toda a superfície, deixando-a lisinha. Coloque o creme de ricota em seguida e finalize com o restante da massa. Procure alisar a superfície para ficar nivelada.
  2. Coloque o restante do azeite sobre o quibe e leve ao forno preaquecido a 190ºC por aproximadamente 45-50 minutos ou até que o quibe esteja dourado.

Obs: usei um refratário médio de 34x20cm.

 

 

Receita adaptada do site Tirolez.

Cheesecake tradicional
Pãezinhos de uva passa
Bolo de maçã vegano
Massa de pizza de liquidificador

Publicidade




3 pensamentos sobre "Quibe Vegetariano"

  1. Jé, morro de vontade de aderir a essa campanha, mas quem disse que consigo? rsrsrs… e fazer das segundas sem carne a segunda do macarrão não rola, é carboidrato pra mais de metro, rssss…
    Adorei essa receita, vou guardar como sugestão, para fazer por aqui quando conseguir ficar pelo menos um diazinho da semana sem a bendita!
    Bjo grande,

    Mari

    1. Oi Mari! A campanha é ótima pra conscientizar, tem muita dica boa. Vou postar mais opções de vegetarianos, quem sabe você não encontra uma que te ajude a dar uma segurada chance nas segundas-feiras e fazer algo diferente uma vez ou outra?rs
      Fica de olho que sempre vai ter novidade! Grande beijo!

Deixe seu comentário