15 utilidades do bicarbonato de sódio

15 utilidades do bicarbonato de sódio

Hoje apresento ao blog uma série nova, que será postada a cada dois sábados durante o mês. Nessa série, vou trazer dicas e sugestões diversas para você aplicar no seu dia a dia. Espero que gostem! 🙂

Muitas pessoas acreditam que o bicarbonato de sódio é útil apenas na cozinha, mero engano! O bicarbonato é um produto que você sempre deve ter em casa. Ele é fácil de ser encontrado e é extremamente útil e barato. Além de ser usado em biscoitos e cupcakes, o bicarbonato juntamente com água ou vinagre e mais uma esponja podem fazer milagres na hora de cuidar da casa.

Confira abaixo 15 utilidades do bicarbonato de sódio:

  • Digestivo e antiácido 

Para obter um antiácido natural, dissolva uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo com água e com o suco de meio limão. Essa mistura ajuda na digestão e elimina o ácido do estômago.

  • Aliviar picadas de insetos e irritações

Faça uma pasta usando o bicarbonato com um pouco de água e aplique sobre as picadas de insetos para aliviar a coceira.

  • Limpeza de panelas e pratos

Para tirar a gordura e outras sujeiras de pratos e panelas, basta adicionar uma colher de sopa de bicarbonato na água e deixar de molho por alguns minutos.

  • Remover odores e desinfetar a esponja

Adicione quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia com água morna e desinfete e elimine os possíveis odores da esponja de lavar louças.

  • Limpar o microondas

Polvilhe o bicarbonato em um pano umedecido com água e limpe tanto a parte interna quanto a externa do microondas. Retire todo o produto em seguida com a ajuda de um pano umedecido apenas com água.

  • Neutralizar odores da geladeira

Coloque o bicarbonato em uma vasilha aberta ou pratinho em alguma das prateleiras na geladeira. Os odores serão absorvidos e neutralizados (o bicarbonato consegue agir por até dois meses, após esse período, troque o produto).

  • Eliminar mau cheiro de tubos e ralos

Para eliminar o mau cheiro de tubos e ralos é simples: coloque no ralo meia xícara (chá) de bicarbonato e em seguida despeje uma xícara (chá) de vinagre branco. Assim que a espuma da reação química diminuir enxague com água quente.

  • Limpar tapetes

Para tirar odores ou manchas do tapete, basta espalhar abundantemente o bicarbonato e deixar o produto agir durante toda a noite. Retire o produto no dia seguinte com uma vassoura ou com o aspirador de pó.

  • Acabar com o chulé em calçados

Para acabar de vez com aquele chulé indesejável dos calçados, é só colocar um pouco de bicarbonato dentro deles e deixar agir durante a noite. No dia seguinte, retire o bicarbonato e limpe os calçados com um pano seco.

  • Limpeza dos brinquedos

Hora de limpar os brinquedos de plástico da criançada! Basta mergulhar os brinquedos em água morna com bicarbonato e com a ajuda de uma esponja finalize a limpeza. Depois é só enxaguar normalmente.

  • Suavizar a pele após depilação

Faça uma espécie de pasta com o bicarbonato de sódio e água e aplique sobre a região do corpo irritada após a depilação (axilas, pernas ou virilha) e enxague com água morna em seguida. Essa loção servirá como um calmante na pele.

  • Relaxar os pés

Pés cansados ou inchados? É só colocar duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia com água morna e mergulhar os pés para relaxa-los.

  • Limpar paredes rabiscadas

Crianças em casa? Para eliminar os rabiscos feitos com lápis de cor adicione o bicarbonato na superfície de uma esponja umedecida com água e esfregue delicadamente na área desejada. Limpe com um pano seco em seguida.

  • Brilho nas torneiras e prataria

Para a limpeza das torneiras e objetos de prata, faça uma pasta de polimento com o bicarbonato e água e esfregue delicadamente nos metais com ajuda de um pano úmido. Retire o produto com água e seque com um pano.

  • Branquear os panos de limpeza

Escovas e panos de limpeza também podem ser higienizados com o bicarbonato. Coloque-os em um balde/bacia com água e bicarbonato durante a noite. Enxague no dia seguinte.

Lembre-se: o bicarbonato deve ser armazenado em um recipiente bem tampado para que suas propriedades sejam preservadas.

O que acharam desse post e dessa nova série de dicas diversas? Acharam útil para vocês?

Deixe sua opinião nos comentários e caso tenha alguma outra utilidade para o bicarbonato não citada no post, compartilha também! 🙂